A TV ESCOLA
Cumpre-nos esclarecer que a TV Escola é um programa da Secretaria da Educação a Distância, do Ministério da Educação - MEC, que consiste num canal de televisão transmissor de programação via antena parabólica às escolas de Ensino Fundamental e Médio. O kit necessário à captação e utilização do canal, composto por antena parabólica, televisor, vídeo cassete e 10 fitas VHS para iniciar as gravações é distribuído gratuitamente às escolas públicas com mais de 100 alunos.
Inaugurada em 1996, a TV Escola coloca no ar diariamente 14 horas de programação, sendo destas, 4 horas de programação inédita.
H· uma enorme diversidade de programas e a quantidade de títulos cresce a cada dia. Alguns vídeos são produzidos com as próprias experiências de professores usuários. A programação pode ser conhecida consultando a Grade de Programação que é distribuída às escolas mensalmente e também pela Internet no site: http://www.mec.gov.br/seed/tvescola. A principal proposta é que os programas transmitidos sejam gravados em fitas de videocassete para posterior utilização do professor em sala de aula ou para sua capacitação e atualização profissional.
Além dos programas, também conta com materiais impressos que são enviados às instituições que participam do programa da TV Escola, como a Revista da TV Escola que publica reportagens sobre experiências de professores, dá sugestões de atividades para o trabalho com os programas e trata de outros assuntos de interesse do professor, os Cadernos TV Escola, que completam e aprofundam os assuntos tratados nos programas e os Livros da Série de Estudos de Educação à Distância que se apresentam com textos de estudos na área da educação a distância e novas tecnologias para a educação.
Segundo SADEK, 1999 "a TV Escola fez um casamento interessante entre o que é um projeto eficiente de comunicação e o que é um projeto eficiente de aprendizado ou de ensino. No entanto, os dois estão conjugados no mesmo projeto"
Acessem: http://www2.abed.org.br/visualizaDocumento.asp?Documento_ID=79
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário